Escalada
O desejo de subir, de alcançar o topo é próprio do ser humano, que se antes o fazia por desafio à sua própria existência, agora fá-lo para testar os seus limites e ver até onde consegue chegar por si e em relação aos outros.
O principal objectivo da escalada é conseguir subir superfícies quase verticais, em gelo e rocha ou paredes artificiais construídas principalmente para a prática desportiva.
A escalada exige muito esforço, concentração, capacidade de resistência, grande controlo mental, grande conhecimento e controlo corporal, e uma boa capacidade de visualização para movimentos sequenciais, requer apenas uma pequena base de formação teórica prévia, antes de começar a actividade propriamente dita.
Na origem, a escalada aparece como uma actividade derivada do montanhismo, utilizada como treino para corridas de alpinismo. A escalada como pratica desportiva aparece no século XIX em Dresden na Alemanha de Leste, e no "Lake District" na Inglaterra.
Na realidade, não só na escalada, mas nos desportos deste tipo na montanha, o equipamento habitual, que deve ser garantido por um controle de qualidade internacional, é composto por dois tipos de material: o de segurança e o auxiliar.
Equipamento de segurança
É este o equipamento de base para um escalador usado tanto nas paredes artificiais como na natureza, e é composto por: sapatos de escalada, corda, arnês/cadeirinhas, mosquetões, freios/blocantes, etc. – estes impedem a queda do escalador no caso de imprevistos.
Equipamento auxíliar
Utilizado na escalada de montanha necessita uma certa experiência e conhecimentos de utilização na conquista das vias de escalada e são: capacete, piolet, pitões,crampons, mosquetões, mochila, costura de escalada, gri-gri, camalot, fitas, friends, nuts, etc.
Escalada livre e artificial
- Escalada Livre
Na escalada livre, a corda e outros equipamentos só servem para se assegurar a segurança do escalador. As saliências do terreno são os únicos apoios