Escalada
Escalada é uma técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.
Esta técnica também pode ser utilizada no alpinismo segundo as dificuldades encontradas no terreno.
História
Na origem, a escalada aparece como uma atividade derivada do montanhismo e utilizada como treino para corridas de alpinismo. A escalada como pratica desportiva aparece no século XIX em Dresden na Alemanha de Leste.
Para escalar é preciso uma picareta e uma xaxola para abrir caminho. Se não conseguir tente por outro lado. Durante um século o material evolui ao ritmo da capacidade do escalador e vice-versa e a cada época corresponde uma classificação do nível de dificuldade. Existem várias escalas de graduação sendo as mais conhecidas as escalas de Fontainebleau e de Hueco Tanks. Na primeira a classificação progrediu da seguinte maneira: 1913, nível 5 ; 1917, nível 6 ; 1970, nível 7 ; 1983, nível 8 ; 1991, nível 9... O aparecimento das muros de escalada a partir de 1960 um real impulso ao conhecimento desta prática como à sua evolução desta disciplina.No Brasil utiliza-se um tipo de graduação mista, numa combinação entre números, letras e algarismos romanos, que acompanha sensivelmente a escala francesa.
Práticas e termos
Distinguem-se diferentes práticas segundo o local, o terreno, o método utilizado e o tipo de equipamento nos SNE Sítios Naturais de Escalada, do francês Sites Naturels d'Escalade.
Entre as diferentes variedades de escalada há duas classificadas de "extrema" ou "radical". É o caso da chamada solo e a da cascata de gelo.
Equipamento
Na escalada, o princípio de adaptação ao meio utiliza dois equipamentos de base: o sapato de escalada, o chamada pé de gato, e o carbonato de magnésio - para secar a transpiração das mãos e aumentar a aderência - , mas este equipamento é extremamente básico,