Escalada
ANTHON PEDROLLO HAX
Escalada
Curitiba
2011
História da Escalada
A escalada teve seu surgimento no século XIX, com a trilha em montanhas que eventualmente necessitava de alpinismo em certas rochas muito íngremes, sua origem se deu principalmente na região do leste da Alemanha em Dresden, que hoje em dia é uma cidade independente da Alemanha.
Além disso, com o tempo o esporte evoluiu de tal forma que começou a adquirir suas próprias escalas de dificuldade conforme a habilidade do praticante.
Tipos de Escalada e suas variações Há dois tipos de escalada que ganharam adeptos ao longo do tempo dependendo, é claro, da preferência do escalador quanto à dificuldade, localidade ou mesmo climática; essas duas grandes divisões são: >A Escalada Livre: que tem como principal característica a utilização apenas do corpo (braços e pernas) para a escalada, sendo os equipamentos apenas para a proteção do individuo. >A Escalada Artificial: que é uma modalidade que se utiliza sim de equipamentos de apoio como “iças”, por exemplo, que servem não apenas para a proteção do desportista, mas também como suporte para situações difíceis da escalada. Além dessas subdivisões existem muitas outras como a escalada de muros, que como o nome já diz é a escalada de paredes artificiais, e o Solo, que não utiliza nenhum tipo de equipamento, nem mesmo de segurança.
No Brasil Chegou ao Brasil à pouco tempo, em 1989, com a primeira escola de escalada do Brasil, a “Montanhismus” e tendo sido criado apenas em 2004 a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) uma ONG destinada inteiramente e exclusivamente à modalidade.
Regras A escalada não possui regras quando praticado de modo amador, pois é o simples ato de chegar ao ponto mais alto da superfície escalada, claro, modalidades específicas têm pequenas regras para determinar o modo correto de sua realização, como por exemplo, a Solo que tem como base a