Crime e castigo
Trabalho sobre PRONOME
MEIRE PAMPLONA
SÃO PAULO
10 - 2012
MEIRE PAMPLONA
TRABALHO SOBRE PRONOME
Trabalho apresentado pela acadêmica Meire Pamplona, RGM: 1250949, como exigência do curso de graduação em Direito da Universidade Cruzeiro do Sul sob a orientação do professor Evandro Annibal
Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL
São Paulo – 25/10/2012
PRONOME
No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento da comunicação, pois, pode modificar uma mensagem dependendo da forma como é escrita. Uma das grandes dificuldades é por exemplo entender como usar esse, este, essa ou esta.
Vamos a uma breve definição: Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. Quando acompanha, determina-o no espaço ou no contexto.
Os pronomes demonstrativos este, esta, estes, estas marcam a posição próxima de quem fala. Exemplo: "Este livro eu comprei em uma grande livraria". Também podem marcar um tempo próximo ou simultâneo à fala. Exemplo: "Estes têm sido os melhores anos de minha vida". Indicam o que ainda vai ser dito. Exemplo: "Minha opinião é esta: não há o que fazer". O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo.
Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Entenda as diferenças Tanto para escrever como para falar, é importante diferenciar este de esse. O primeiro relaciona-se a quem está falando; o segundo, ao destinatário. Trocá-los pode causar ambiguidade. "Compro esta casa (aqui)". O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. "Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo. Exemplo: "Nesse ano