Capitalismo e urbanização
835 palavras
4 páginas
01- a) A cidade ao longo do tempo assumiu uma série de transformações quanto a sua forma e função. A sociedade atual configura-se conforme as alterações vindas juntamente com o sistema capitalista. Com a revolução industrial as transformações marcantes ocorreram especialmente nas cidades. Com a construção das fábricas a população rural foi atraída para o meio urbano. E além do êxodo rural, a sociedade dividiu-se em dois grupos distintos, dos trabalhadores que habitavam nas periferias e dos proprietários dos meios de produção que residiam nos bairros residenciais. O capitalismo, portanto, mudou completamente o meio e o funcionamento urbano, pois o lugar configura-se para atender principalmente o ciclo capitalista e passa a descaracterizar-se como um lugar de encontros, confronto de idéias, contestação, conflito e movimento do homem. Por exemplo, aqui em Natal todas as atividades urbanas seguem a dinâmica capitalista, as indústrias, o comercio, o sistema imobiliário, a urbanização e o turismo.
b) A divisão da sociedade em classes sociais está presente em todas as cidades que estão inseridas no modelo capitalista de produção. Esse fenômeno ocorre como conseqüência, dos diferentes papéis que os grupos sociais desempenham no processo de produção segundo a teoria de Karl Marx. O Brasil apresenta uma estrutura social típica de qualquer nação capitalista contemporânea com três classes distintas divididas de acordo com características socioeconômicas sendo estas classes alta, média e baixa, a última apresentando maior contingente populacional. Essa divisão pode ser vista de acordo com uma série de fatores como poder de consumo, residência, região que habita, nível de escolaridade, profissão entre outros.
c) O Estado tem como função principal na cidade promover serviços e infra-estrutura que possa oferecer à população qualidade de vida. O governo tem o dever de garantir saneamento, saúde, educação e infra-estrutura, basicamente. Porém, aqui no Brasil vemos que na maioria