Esboço de sermão
TEXTO BASE: Lc 11.33-36
INTRODUÇÃO Os ensinamentos de Jesus mencionados em (Lc 11.33-36; 8.16; Mt 5.15 e Mc 4.21) não possuem o mesmo sentido, ainda que praticamente são as mesmas palavras, contudo, existem algumas diferenças em relação ao contexto que cada uma delas apresenta acerca do que Jesus realmente quer que os seus ouvintes entendam.
“No caso de (Lc 11.33) e seus paralelos em Mateus, o estudo contextual ainda mostra o fato de que as duas passagens não têm o mesmo propósito e significado. No contexto de Mateus, o sentido é: Sejam testemunhas. Aqui em Lucas, o sentido básico é antes: Permitam que a luz ilumine seu próprio coração, não a obstrua”.1
Ainda que o propósito de deixar que a luz ilumine os demais esteja presente aqui em Lucas, como nos mostra esta sequência, não obstante, esse não é o sentido principal da passagem. O contexto precedente, que começa nos (vs.14-32) é a base de todo o ensinamento de Jesus nesta passagem.
Nos (vs.33-36) ele expande o assunto e, por fim, conclui no restante do capítulo 11 e 12 frisando num todo sobre os seus inimigos, os fariseus, escribas e muitos judeus que, pelas trevas da incredulidade, não deixaram a luz do evangelho de Cristo brilhar em suas vidas.
NOTA DE COMENTÁRIO BÍBLICO CONSULTADO:
1- William Hendriksen. Lucas volume 2, pág 138
ESPLANAÇÃO
Senão vejamos alguns aspectos acerca da luz interior:
1- A LUZ NÃO DEVE SER ESCONDIDA (vs.33).
ANALÍSE DE TEXTO
Aqui nesta passagem é retratada uma casa de um cômodo apenas, onde uma lâmpada tendo sido acesa não deve ser colocada num lugar escondido, e nem sobre uma vasilha, pois seria inútil;
Porém, deve ser colocado no candelabro, afim de que os que entram na casa sejam iluminados e possam enxergar e distinguir tudo nitidamente. Todavia, o propósito da lâmpada é iluminar.
A lâmpada ou lamparina aqui descrita, “era um objeto de barro na forma de um prato com uma asa em um