NORBERT ELIAS
1577 palavras
7 páginas
Educação LúdicaEtapa 1
Aula-tema: As bases teóricas da educação lúdica. A ludicidade na educação. O jogo, o brinquedo e a brincadeira (Aula 1,2 e 3).
Passo 1:
Preparar um folder usando o programa Microsoft Office entrando no editor Publisher e escolhendo um modelo de folheto para divulgar o evento. O folheto deve ser construído a partir da escolha de um modelo selecionado pelo grupo, tendo impressão na frente e no verso. Lembrar-se de que a construção de uma apresentação informativa (folder) deve conter a data do evento, o publico alvo, a caracterização do ato de brincar como fator e desenvolvimento da apresentação entre outros textos com instruções teóricas e prescrições que serão produzidas nas etapas desta ATPS.
Passo 2:
Realizar a leitura compartilhada do capitulo 1 do PLT, a saber: “As teorias da educação lúdica”.
Preparar um quadro registrando os dados coletados, ilustrando e configurando-o de forma criativa e atraente.
Quadro 1 – Educação lúdica: concepções teóricas
(Fonte: capitulo 1 – PLT)
Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens/ilustrações/fotografia
Ludicidade é: Um potencial humano, de sentir-se pleno, num estado do brincar, que nos leva a um bem-estar conosco mesmo e com os demais. Ludicidade leva a criatividade.
O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações de necessidade lúdica extrapolam as demarcações do brincar espontâneo.
Leve Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo Bielo- russo pioneiro na área sobre o desenvolvimento intelectual da criança que ele afirmava ocorrerem função interações social e condição de vida. Vygotsky-contribuições teóricas
O brincar da criança é a imaginação em ação.
A idéia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança, que desejos impossíveis podem ser realizados, reduzindo atenção e, ao mesmo tempo, construindo uma maneira