Esboço de Pregação
O trigo, o vinho e o azeite, neste versículo, têm um grande significado para a igreja de Cristo. Servem-nos de promessa de que poderemos ter uma vida espiritual abundante, alegre e consagrada ao Senhor.
ABUNDÂNCIA È:
Grande quantidade, profusão, opulência, abastança, suficiência, fartura.
I. O TRIGO SIGNIFICA O SUSTENTO. DEUS SUPRE O SEU POVO PELO MENOS EM TRÊS ÁREAS ESPECÍFICAS:
1.1 — Naquilo que necessário à nossa sobrevivência
Se o crente tem o salário rebaixado em seu trabalho e precisa sustentar quatro filhos, certamente enfrentará uma situação muito difícil. Mas, nessa hora, ele deve lembrar-se de que o mesmo Senhor que sustentou mais de 2 milhões de pessoas durante 40 anos no deserto pode também sustentar a sua família. Deus usou corvos para sustentar o profeta Elias (1 Reis 17.4).Alimentou a viúva de Sarepta (1 Reis 17.13-16) e mais de 20 mil pessoas, entre mulheres e crianças (Marcos 6.39-44). Deus usa as coisas vis e fracas deste mundo (1 Coríntios 1.27- 29) para que todos saibam que somente um milagre Seu pode sustentar o homem necessitado. Devemos alegrar-nos mesmo nas circunstâncias adversas (Habacuque 3.17-19). O justo nunca mendigou o pão (Salmos 37.25).
1.2 — No que necessitamos para vencermos nossas crises emocionais
A depressão, neste século 21, é a segunda maior doença do mundo, somente perdendo para as doenças do coração. É um estado de desânimo, pessimismo e profunda tristeza em que a pessoa perde o prazer pela vida em decorrência de diversos fatores, como desemprego, morte de um ente querido ou seus próprios fracassos. Quando chegou à Macedônia, Paulo tinha medo por dentro, e por fora só via combates. Este apóstolo estava física e emocionalmente fragilizado, mas Deus, que consola os abatidos, enviou-lhe Tito para o consolar (2 Coríntios 7.5,6). O profeta Elias estava igualmente abatido, e entrou em depressão (1 Reis 19.1-14). Mas Deus usou para como profeta um tratamento psicoterápico. Disse: “Grande é a tua