CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
A sociologia surgiu da necessidade de se explicar os problemas sociais, as culturas existentes e as diferenças e tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, produzir conhecimento sobre o processo social e como funciona esse processo, a construção da sociedade que se faz o tempo todo, que se modifica sem parar.
Não basta a escola exercer sua função transformadora no sentido de contribuir para a democratização da sociedade, tem sua responsabilidade específica de garantir que os sujeitos sociais se apropriem – de forma crítica e reflexiva – do saber elaborado pela cultura a qual pertence. É importante que o educador compreenda a complexidade da realidade social na qual ele atua, é preciso pensar sobre ela, tendo as diferentes teorias educacionais como referência.
Para o processo educacional o homem e a sua realidade social trazem conhecimentos fundamentais na compreensão nos estudos sociológicos e a educação é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas.
As práticas da sociologia têm por finalidade educar e utilizam técnicas normas e valores que fazem parte de uma determinada sociedade, de uma determinada cultura e de um determinado tempo histórico e toda a técnica pedagógica é construída e utilizadas em meio a valores e normas.
Assim as técnicas aplicadas à