Esboço de estudo – O homem e o pecado
Para catecúmenos 2014
Conteúdo proposto
Quem somos nós (a realidade de que todos nós somos pecadores e incapazes de nos salvarmos), a criação do homem e suas condições antes do pecado, definição de pecado, pecado original e a queda do homem, efeitos do pecado de Adão sobre si e sua posteridade. Texto base
Ez 18.20: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.”.
Introdução
Você é um pecador?
Apresentação do tema
A criação do homem e suas condições antes do pecado
- O homem foi criado santo. Gn 1.26,27: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Criou Deus pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. ”.
Definição de pecado
- Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão dessa lei. (1 Jo 3.4: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque aquele que pratica o pecado também transgride a lei. ”.
- Algumas palavras gregas usadas pelos escritores do Novo Testamento para designar o pecado:
Hamartia – errar o alvo; paraptoma – escorregar ou cair, desviar-se da verdade e da justiça; adikia – injustiça; parabasis – transgressão, ato de passar além da linha; anomia – desobediência e desrespeito à lei.
- Partindo-se destas palavras, pecado consiste em errar o alvo da vida, não ser o que se devia ou poderia ser, desviar-se da verdade e da justiça, praticar a injustiça, ultrapassar a linha que limita os nossos direitos e liberdade, desobedecer e desrespeitar as leis.
- Como o pecado está sempre relacionado à vontade de Deus, pode-se dizer que pecar é ser, pensar, falar, desejar ou fazer o que desagrada a Deus. É uma