educação ambiental
1 em 1 pontos Tal encontro contou com a presença de 103 chefes de Estado e 182 nações que tinham como objetivo introduzir a ideia de desenvolvimento sustentável e buscar mecanismos que repensassem a lacuna existente entre o Norte e o Sul do planeta, no que se refere ao desenvolvimento. Alguns pesquisadores atribuem à Agenda 21 o resultado mais significativo do encontro, por abranger uma quantidade ambiciosa de temas e propor um plano de ação necessário para que o desenvolvimento ocorra sempre vinculado a uma preocupação de ordem mundialmente ambiental. A agenda conta com 2.500 recomendações voltadas para a comunidade mundial e sugere o desenvolvimento de agendas próprias às comunidades locais, de bairros, de grupos etc.
O encontro a que se refere o texto acima é: Resposta Selecionada: d.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Rio-92 ou ECO-92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Essa conferência também ficou conhecida como Cúpula da Terra. • Pergunta 2
1 em 1 pontos Na elaboração de programas e atividades em educação ambiental, quais fatores são considerados essenciais? Resposta Selecionada: e.
O nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde as atividades serão realizadas.
• Pergunta 3
1 em 1 pontos Ainda no Brasil, pouco antes de acontecer a Conferência de Estocolmo, foi criada a Sema, Secretaria Especial do Meio Ambiente, cujo primeiro secretário a assumir o cargo foi: Resposta Selecionada: c.
Paulo Nogueira Neto. • Pergunta 5
1 em 1 pontos No contexto da educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao desenvolvimento de práticas sociais comprometidas com o meio ambiente. Conforme Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram centralizar sua atenção nos seguintes