esbam
Democratas (DEM) é um PARTIDO POLITICO BRASILEIRO de CENTRO/DIREITA cujas ideologias políticas são O LIBERALISMO e o CONSERVADORISMO LIBERAL , sendo, ao lado do PSDB e do PPS, OPOSIÇÃO AO governo Dilma Rousseff. Foi refundado em 28 DE MARÇO de 2007, em substituição ao Partido da Frente Liberal (PFL). Seu código eleitoral é o 25 e suas cores oficiais são o azul, o verde e o branco.
POSIÇAO IDEOLOGICA:
O DEM afirma ser defensor da ética, da DEMOCRACIA, do exercício dos direitos humanos, da ECONOMIA DE MERCADO e do liberalismo econômico.
De acordo com o cientista político Jairo Nicolau, a refundação do PFL como DEM teve como objetivo coroar um processo geral de modernização do partido."O DEM gostaria de ser um partido de direita moderno, com um novo programa e dirigido às camadas médias urbanas; uma espécie de Partido Conservador do Reino Unido", diz.De acordo com ele, isso explicou a saída de membros históricos da direção do partido e a ascensão de jovens dirigentes como Rodrigo Maia, Kátia Abreu e Gilberto Kassab.
Aliado histórico do PSDB, o Democratas foi peça vital para a aprovação do Plano Real, das reformas constitucionais durante o governo FHC bem como da emenda constitucional que garantiu a possibilidade do então presidente Fernando Henrique Cardoso se recandidatar. Marco Maciel, ex-senador pelo PFL de Pernambuco, foi o vice-presidente nos dois mandados de FHC. Em 2002, o partido rompe com o governo na sequência de uma operação da polícia federal envolvendo Roseane Sarney, a então candidata à presidência pelo PFL. Porém nas eleições de 2006 alia-se novamente ao PSDB, sendo o senador pefelista pernambucano José Jorge o candidato à vice-presidente na chapa com Geraldo Alckmin. Tal aliança se repete em 2010 com o deputado federal democrata fluminense Índio da Costa para vice na chapa de José Serra.
Após a cisão de diversas lideranças, como Gilberto Kassab, Kátia Abreu e Raimundo Colombo, que buscavam uma aproximação com o governo