Resenha: JOGA PEDRA NA GENI – Considerações acerca das propostas de extinção da Polícia Militar
JOGA PEDRA NA GENI – Considerações acerca das propostas de extinção da Polícia Militar
BARBOSA, Anésio da Cruz Júnior.1
Esse texto tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a visão contraditória da sociedade quanto ao trabalho da polícia militar. Sociedade esta que ao mesmo tempo em que se manifesta a favor da extinção ou desmilitarização das Polícias Militares no Brasil, no momento das dificuldades procuram essa corporação por saber que é o único ente público com o qual o cidadão pode contar a qualquer hora, lugar e circunstância.
Situações relatadas no texto que seriam algumas das possíveis justificativas para os casos de violência presentes nos dias atuais são descartadas, pois o que move a criminalidade, segundo a sociedade, são as falhas na atuação do policiamento ostensivo, derivadas do despreparo das Polícias Militares.
Policiais são apresentados apenas como executores de ordens sem capacidade para questionar ou pensar no bem público, sendo considerados como verdadeiras bombas-relógio de agressividade que podem ser detonadas a qualquer hora e em qualquer lugar, devido à repressão à liberdade de expressão causada por seus superiores.
As ações sempre truculentas e desarrazoadas desses “assassinos armados uniformizados” seria a causa da juventude está sendo levada a criminalidade? A falta de uma educação de qualidade, de cultura e outros, não seriam responsáveis por arrastar os jovens para o mundo do crime e das drogas. A mídia ressalta ações desastrosas, já que, todos sabem que condenar o “todo” com base em “exceções” atende exclusivamente a interesses espúrios.
Não seria o caso de extinguir uma corporação que só traz prejuízos a sociedade? Diante de tantos erros apresentados qualquer órgão poderia substituir a Polícia Militar e executaria seu papel com excelência. Qualquer um pode realizar esse serviço, doando sua vida em defesa dos interesses sociais.