Erva mate
CURSO PROESDE
ALCEU MARCHINHAK
BEATRIZ GROBER TURECK
AGRICULTURA FAMILIAR E OS BENEFÍCIOS DA ERVA MATE
RIO NEGRINHO
2014
ALCEU MARCHINHAK
BEATRIZ GROBER TURECK
AGRICULTURA FAMILIAR E OS BENEFÍCIOS DA ERVA MATE
Projeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Capacitação em Elaboração de Projetos, do Curso do PROESDE, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Mafra, sob orientação da Professora Maria Luiza Milani.
RIO NEGRINHO
2014
TEMA:
AGRICULTURA FAMILIAR E OS BENEFÍCIOS DA ERVA MATE
PROBLEMA:
A erva mate é uma planta nativa de fácil cultivo na região. Entretanto, alguns benefícios ela traz para a agricultura familiar, mas que poderia ser aperfeiçoado a diferentes produtos. Portanto a erva mate pode se constituir numa alternativa de agregação de valor para a agricultura familiar, com a possibilidade de processamento artesanal de alguns subprodutos obtidos a partir desta matéria prima?
JUSTIFICATIVA:
A erva-mate é uma espécie nativa do Brasil produzida, em sua maior parte por agricultores familiares dos estados do sul do Brasil e do Mato Grosso do Sul.
Geralmente utilizada tradicionalmente para a produção de chimarrão e chás, a erva-mate constitui-se em uma atividade com impactos altamente positivos, que contribuem para a geração de empregos e renda para as pequenas propriedades da região, além de ser uma boa alternativa ambiental, já que seu cultivo não exige o uso de agrotóxico.
A cadeia produtiva da erva-mate é caracterizada pelo seu potencial de natureza tecnológica, estrutural, mercadológica e ambiental, a fim de verificar e analisar o potencial de sua produtividade como um fator de desenvolvimento regional sustentável do planalto norte catarinense.
As famílias agricultoras podem ter possibilidades