Erros de comunicação
Orientadora: Profª Márcia Lila
Inovação e Criatividade
Os sete erros de comunicação.
Sobre:
A proposta abordada visa compreender o estudo dos erros mais comuns no mundo coorporativos a fim de reverter tais situações em aspectos positivos, que venham agregar mudanças ao profissional, e destacar sua postura dentro do mercado de trabalho e sociedade em geral.
O grupo trouxe neste roteiro o contexto histórico deste estudo, bem como uma breve avaliação de cada erro, destacando o erro escolhido para ser representado em conjunto na apresentação do dia 30/05/2013.
Contexto:
Como bom ‘workaholic’, (Termo em inglês que significa ‘viciado em trabalho’) Neal Patterson, fundador e CEO da Cerner Corporation, era dos primeiros a chegar à empresa e dos últimos a sair.
Todos os dias ele se irritava com os estacionamentos dos funcionários vazios antes das 8 e depois das 17 horas. Numa manhã de mau humor em 2001, batucou um e-mail truculento dirigido a 400 executivos da multinacional, com reclamações e ameaças. No dia seguinte o e-mail vazou, assustou investidores e em três dias as ações despencaram 22%. O incidente tornou-se um exemplo clássico das conseqüências da falta de planejamento nas comunicações internas. Para ajudar gestores a evitarem problemas como esse, Stever Robbins, presidente da empresa de consultoria VentureCoach.com, descreveu em um artigo recente os sete pecados mais comuns na comunicação corporativa.
( Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common)
O Sete Erros da Comunicação:
Anunciar mudanças sem preparação - Mudanças sempre geram boatos e resistências. Antes de anunciá-las, pesquise onde e por que isso pode acontecer. Ensaie a comunicação. Compartilhe sua visão do cenário das mudanças com os atingidos. Tenha em mente que a comunicação pessoal tem vantagens sobre a escrita e sempre avalie o impacto emocional nos afetados.
Mentir - É natural que alguns tópicos permaneçam confidenciais, mas é preciso