Sete erro de comunicação
UNAMA
SETE ERROS DE COMUNICAÇÃO
BELÉM/PA-2012
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
UNAMA
SETE ERROS DE COMUNICAÇÃO
ALUNOS: HARLEY NUNES WANZELER
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Comportamento Organizacional, do curso de Administração, turno da noite, da Universidade da Amazônia. ministrado pelo professora Sandra Ferreira.
Carregando...
BELÉM/PA-2012
SETE ERROS DE COMUNICAÇÃO
No artigo publicado por Stever Robbins, presidente da VentureCoach.com, empresa de treinamento empresarial sediada em Cambridge, Massachusetts/USA, é enumerado sete erros da comunicação que em muitos casos se não forem evitado podem trazer desgastes irreversíveis e desnecessários no relacionamento e clima organizacional.
No erro número 1 o autor cita “fazer anúncio controversos sem preparar o terreno antes”, ou seja, sem identificar quem na equipe será resistente às mudanças e realizar diálogo com cada interlocutor pode gerar incertezas e ansiedade na equipe. Tal postura do gestor além de mostrar preocupação com os membros da equipe reduz possíveis resistências.
No erro número 2 “mentir”, o autor justifica mentiras parciais no mundo corporativo como postura valida para manter em sigilo determinados assuntos, postura que discordo pós existe maneiras, como o próprio autor comenta, de se responder perguntas sem revelar conteúdos.
No erro número 3 “ignorar a realidade do poder”, é basicamente acreditar que todos os problemas que houver na organização seus subordinados irão lhe informar na integra. Situação como essa acontece quando o gestor não percebe o desconforto dos seus colaboradores em realizar críticas ou discordar de suas ideias.
O erro número 4 “subestimar a inteligência da plateia”, é muito comum em gestões mais conservadoras que visam primordialmente à hierarquia da corporação ou empresa. Acham que pessoas de níveis mais baixos não possuem conhecimento suficiente para entenderem certas articulações. Porém de