Erro na comunicação - texto com uso de tautologia e entropia
PROFESSOR: NARA APARECIDA BONETI FORESTI
PERÍODO: 2° SEMESTRE ANO: 2012
TURMA: 12C
ACADÊMICO(A): DAYANA BEATRIZ PAULI
A problemática da camada de regularização
Um famoso engenheiro alemão, Helmut, muito conhecido em todo território nacional brasileiro fica encarregado de planejar um quiosque com cozinha, banheiro e uma salinha de festas para uma família de classe média alta do sertão nordestino.
Após fazer a fundamentação do projeto, o engenheiro teve que viajar a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, por motivo de curso e abandonou a obra sozinha nas mãos de sua equipe de trabalho que, por sua vez, também era nordestina. O maior problema seria a pouca experiência dos trabalhadores, mas, para fins de segurança, o engenheiro estaria com o celular ligado e disponível a ajudar no que fosse necessário mesmo estando longe.
Como o esperado, logo após a saída de Helmut surgiram dúvidas na camada de regularização, o contra piso, sendo assim, feita a ligação e a consulta com o engenheiro.
Chefe de obras: Ôh gente! Como você está bichinho? Estamos barreados em relação ao contra piso! Quando voltarás de volta dessa baixa da égua? É preciso colocar batente?
Engenheiro: Bom dia! Estou bem, mas pelo visto vocês nem tanto, não é? Meu retorno ocorrerá dentre 20 dias. Bom, não há segredo para fazer o contra piso. No caso da patente é necessário colocar sim, porque é ali que serão feitas as necessidades. Então anote aí as dicas:
- O traço da argamassa pode fazer 1:5 a 1:6 (em volume de cimento).
-A água de amassamento deve ter a quantidade suficiente para dar a argamassa uma consistência de “farofa”. Já a espessura da camada é variável, conforme a regularidade superficial da base e os caimentos necessários para o escoamento da água. Cuidado no banheiro! Para o piso externo, o caimento mínimo deve ser de 1,5%.
-E a armadura é aplicada sobre a camada de separação. Essa armadura deve ser uma tela soldada com malha 50 x 50 mm e fios