Erosão Fluvial
Erosão fluvial é a causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nas encostas e removem porções do solo das margens, provocando desmoronamento de barrancos. Por isso o rio pode mudar de forma ou de curso. Podemos observar também que a fase do rio é determinante para a erosão. Assim, na fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, já na fase final ocorre o processo de acumulação de tais sedimentos, as águas dos rios escavam o leito formando vales profundos transportam materiais e depositam nas partes mais baixa.
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO EROSIVO FLUVIAL. A erosão é um processo geológico exógeno e contínuo responsável pela remoção e pelo transporte de partículas do solo, principalmente pela ação da água das chuvas. É um importante agente na modelagem da paisagem terrestre e na redistribuição de energia no interior da bacia hidrográfica.
3. TIPOS DE FORMAÇÃO QUE OCORREM COM ESSA EROSÃO. Meandro: Um meandro é uma curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.
ANASTOMOSADO: O sistema fluvial anastomosado consiste de complexo de canais de baixa energia, interconectados, atravessando uma região úmida e alagada, separados por ilhas de forma alongada e cobertas por vegetação, Caracteriza-se pela baixa razão largura/profundidade do canal, a qual pode ser inferior a 10, e alta sinuosidade, superior a 2,0.
4. INFORMAÇÕES SIGNIFICANTES.
5. IMAGENS DA EROSÃO FLUVIAL.
6. REFERÊNCIAS:
http://www.engenhariacivil.com/imagens/erosao-costeira-porto-2014.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o_fluvial http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o#Eros.C3.A3o_pluvial