As principais festas do Brasil
A cultura de um povo é traduzida pelas sua música, literatura, suas lendas, danças e festas. É uma forma de preservar a lembrança de seus locais de origem, os costumes trazidos por seus antepassados e suas lutas e vitórias em um novo território. As festas populares são manifestações capazes de reunir em um mesmo ambiente ou por um mesmo objetivo, pessoas de diferentes classes sociais, idades e religiões, sem discriminações.
No Brasil, a maioria das festas populares está relacionada à religião. São comuns no país as celebrações em homenagem aos santos e santas padroeiras, como Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), e em datas importantes para o calendário da Igreja Católica, como Dia de Reis ou Dia de Pentecostes (data da Festa do Divino). Até a festa que representa o país internacionalmente, o Carnaval, está ligado à religião católica pois, apesar de ser considerada uma festa profana, seu encerramento marca o início do período da Quaresma (os 40 dias que antecedem a Páscoa). Entretanto, há outras manifestações que marcam a cultura popular brasileira e não estão relacionadas à religiosidade como, por exemplo, o Reveillon e o Boi Bumbá (ou Bumba-meu-Boi) que é representado durante o já famoso Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.
De origem portuguesa, o Boi Bumbá possui diferentes nomes e diferentes versões para sua história. Nela, é retratado um casal de negros que mata o boi preferido do patrão e ele, desolado com a situação, chama médicos, padres e um pajé para ressuscitar o boi. Após o animal ganhar nova vida, é feita uma grande comemoração que se repete até hoje. Também conhecido como Bumba-meu-Boi, a festa é realizada principalmente nas regiões norte e nordeste, com destaque para o estado do Maranhão e o município de Parintins (AM). Nesse último, a história conta que quando a negra Catirina sentiu desejo de comer língua de boi durante sua gestação, seu marido, o negro Francisco, matou o boi predileto do