Erosao fluvial
As chuvas ácidas, que se formam principalmente devido à poluição propiciada pelas grandes indústrias, podem prejudicar ainda mais a qualidade do solo. Na prática, existem muitas ações dos homens para que as erosões provoquem estragos consideráveis.
A chuva é uma das ações naturais que mais podem prejudicar a natureza. A frase parece soar estranha, mas é a pura verdade, principalmente quando se trata de solos que não possuem vegetação o suficiente para protegê-los. As chuvas podem causar torrões ou outros tipos de agregados no solo.
A força proporcionada pelo impacto faz com que a superfície abaixe e provoque selagem, ou seja, a obstrução de porosidade existente no solo, o que, em tese, aumenta de forma crucial o fluxo de água corrente na superfície e provoca a erosão pluvial. Vale ressaltar que na medida em que se acumula chuva no terreno, a ação da erosão pluvial aumenta. As áreas no mundo mais sujeitas à erosão hídrica pluvial, mesmo com vegetação natural, são: o México, o sul da península ibérica, norte da África, os países africanos situados nos trópicos e no sul do continente, a Índia e o centro oeste da Austrália.As regiões no mundo, sujeitas à erosão hídrica, após retirada da cobertura vegetal, são: América Central, Venezuela,Colômbia, Equador, Perú, Brasil, Uruguai, parte da Argentina, os países equatoriais da África, o sudeste asiático , incluindo a Indonésia, a parte norte da Austrália.