grito de guerra
2014
Pode ser que alguém não saiba o que é lã de aço, mas que não conheça Bombril é bastante improvável. A Bombril foi uma das primeiras empresas brasileiras a acreditar na propaganda e se voltar para a construção de uma marca. Mais vamos conhecer como começou tudo isso.
Há 60anos Roberto Sampaio Ferreira, em sua visão de mercado, percebeu o imenso potencial de um produto que começava a ser fabricado nos Estados Unidos: a lã de aço. Até então um produto importado, caro e pouco acessível. Em 14 de janeiro de 1948, Roberto iniciou a fabricação da lã de aço com a fundação da empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento da lã de aço Bombril foi uma revolução para o dia-a-dia das atividades domésticas. Logo virou o ‘’queridinho’’ das donas de casa, porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como 1001 ‘’utilidades’’.
Somente naquele ano foram vendidas 48 mil unidades.
Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciamento a não ser pela qualidade de Bombril. Foi aí que começou a usar um pequeno selo vermelho. Começava então a entrar na cabeça dos brasileiros uma marca que se tornaria inesquecível.
Em 1978 entrou no ar o primeiro comercial da campanha que se tornaria um ícone da publicidade mundial, um a campanha que fez história e bateu recordes. Criada por Washington Olivetto e Francesc Petit estrelada pelo brilhante Carlos Moreno. Com o comercial introduziram uma figura que representava as mudanças comportamentais da época. Neste período, a sociedade viu uma mudança de valores sendo registrada pela publicidade. O fato é que as mulheres, em especial, começaram a valorizar mais os homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, ‘’símbolo’’ de força e segurança. O comercial seguia um perfil acolhedor,