Erik Erickson e Freud
Crise Psicossocial –
Eric Erikson
Características
Força Básica Fase
Fase Psicossexual – Freud Características
1
Confiança
X
Desconfiança
A criança vai ter experiências que a levarão a confiar ou não na mãe e nas pessoas. Se o bebê é atendido prontamente em suas necessidades deverá desenvolver confiança, a qual se manifestará em maneiras amistosas de se aproximar com o outro. (De 0 a 18 meses)
Esperança
1º
Oral
Os lábios, a boca e a língua são os principais órgãos de prazer e satisfação da criança: seus desejos e satisfações são orais. Gosta de sugar, pôr as coisas na boca e morder (fontes de prazer). Se as necessidades forem satisfeitas, a pessoa crescerá de maneira psicologicamente saudável.
2
Autonomia
X vergonha Todos os progressos do bebê dão um sentimento de autonomia e independência. Deseja fazer as atividades sozinha e explorar o ambiente ( Certo e errado)
Vontade
2º
Anal
Controla suas fezes e urinas (funções fisiológicas). Por isso , a região anal torna-se o centro de experiências frustradoras e recompensadoras.
3
Iniciativa
X
Culpa
A criança vai desenvolver sua identidade como menino e menina. Ela identifica-se com o progenitor de seu próprio sexo. É importante fazer com que a criança se sinta segura de que se tornará um adulto completo. ( Formação de senso de responsabilidade)
Propósito
3º
Fálica
Fálica (falo=pênis). O pênis é o principal objeto de interesse para a criança de ambos os sexos. É o período em que uma criança se dá conta de seu pênis ou da falta de um. É a primeira fase em que as crianças tornam-se conscientes das diferenças sexuais. A descoberta das diferenças anatômicas entre os sexos motiva: a inveja do pênis nas meninas e a ansiedade de castração nos meninos, pois o complexo de castração centraliza-se na fantasia de que o pênis da menina foi cortado. O desejo de ter um pênis e a aparente descoberta de que lhe falta