Aço Rmc16

347 palavras 2 páginas
Aplicações

De acordo com a informação disponibilizada pelo fornecedor, o aço RMC 16 é aplicado em Engrenagens de todos os tipos, casquilhos, cavilhas, rótulas de direcção, excêntricos, árvores de torno e cambotas. Segundo este, o factor importante para a selecçao das qualidades das peças constituidas por este aço é a resistência pretendida para o núcleo.

Silício - Si

Apesar de este metalóide ser usado essencialmente como desoxidante, é frequentemente usado como elemento de liga. Assim, o silício permite aumentar o limite de elasticidade, a resistência à tracção e ao desgaste. No entanto, dada a sua dificuldade de maquinagem tanto a quente como a frio a sua adição é limitada. Devendo nunca ultrapassar os 3% (percentagem da constituição no aço). Dado que a sua presença diminui a condutibilidade eléctrica, este elemento é também usado em chapas para maquinas eléctricas.

Manganês - Mn

Este elemento é também um desoxidante, nao forma carbonetos, encontrando-se dissolvido na matriz à qual confere um aumento de resistência do material. Permite a diminuição das temperaturas de arrefecimento Ar1 e Ar3. Diminui a velocidade critica de têmpera, facilitando assim a penetração desta. Aumenta o limite de elasticidade e a resistência à tracção. Premite também um aumento do coeficiente de dilatação térmica, diminuendo a condutibilidade térmica e a resistividade eléctrica.

Crómio – Cr

Uma parte é dissolvido na matriz enquanto que a outra parte se combina com o carbono para formar carbonetos de crómio, conferindo assim ao material um maior poder de corte e também uma maior resistência ao desgaste. O crómio torna o aço apto para ser temperado no ar ou no óleo dado que, tal como o manganês, diminui a velocidade critica de tempera, no entanto, sofre uma diminuição da resiliência (tenacidade). Quando combinado com o manganês ajuda na estabilização da austenite. Este element diminui a condutividade eléctrica assim como a dilatação térmica.

Relacionados