fungos
Os fungos são células eucariotas do reino fungi, eles são quimio-heterotroficos, tendo na absorção seu método nutricional, possuindo esporos sexuais e assexuais.
Sua membrana celular com esteróis presentes.
Os esporos dos fungos podem ser formados assexuadamente, mas às vezes os esporos são produzidos por um processo sexuado.
Por que são importantes estes últimos esporos?
Os esporos sexuais resultam da fusão de núcleos de tipos opostos de cruzamento de uma mesma espécie de fungos. Os fungos produzem esporos sexuais com menos freqüência que os esporos assexuais, eles geralmente são produzidos em resposta a circunstâncias especiais, frequentemente mudanças no ambiente, tem assim uma forma de sobrevivência. O organismo que crescem a partir de esporos sexuais apresentam características de ambas as linhagens parentais.
O que são fungos dimórfilos?
E qual a importância dos mesmos?
Alguns fungos, mais notadamente nas espécies patogênicas, exibem dimorfismo - duas formas de crescimentos.
Tais fungos podem crescer tanto na forma de fungos filamentosos quanto na forma de leveduras. A forma de fungos filamentosos produz por hifas áreas e vegetativas; a forma de levedura se reproduz por brotamento. O dimorfismo nos fungos patogênicos é dependente de temperatura: sob uma temperatura de 37ºC, ofungo apresenta forma de levedura e dob uma temperatura de de 25ºCde fungos filamentosos.
Em que condições os fungos podem apresentar dimorfismo?
Os fungos podem apresentar dimorfismo de acordo com mudanças bruscas no meio ambiente como a temperatura e a concentração de CO2.
Como os fungos são classificados taxonomicamente?
Classificação dos fungos taxonomicamente:
Zigomiceto
Ascomiceto
Basidiomiceto.
Descreva a importância dos fungos no meio ambiente.
Alguns fungos fazem a reciclagem do carbono decompondo animais vivos e/ou mortos. E outros são parasitas que crescem