Work 2 Semestre Desenvolvimento Humano
Erik Homburger Erikson foi um psiquiatra do séc. XX, responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento.
Natural da Alemanha, Erik Erikson começou a sua vida como artista plástico e mais tarde, sob orientação da filha de Sigmund Freud, submeteu-se a psicanalise, sendo esta criticada pelo mesmo por não ter em conta as interações entre o individuo e o meio.
Algumas experiências e investigações com índios, fizeram perceber o sentimento de rutura que esses experienciaram entre a história do seu povo e a cultura americana.
Com base nessas pesquisas, Erickson formulou a teoria segundo a qual as sociedades criam mecanismos institucionais que propiciam o desenvolvimento da personalidade.
Erikson propõe uma conceção de desenvolvimento em oito estádios psicossociais, divididos por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até a morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebé e de infância, e as restantes aos anos adultos e a velhice. Cada estádio é a atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
Dá especial importância ao período da adolescência, pois diz ser a transição, entre a infância e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos revelantes para a formação da personalidade adulta.
O núcleo de cada estádio é uma crise básica, que existe não só durante aquele estádio especifico, apesar de nesse ser mais proeminente, mas também nos posteriores a nível de consequências, tendo raízes prévias nos anteriores.
Erickson perspetivava o desenvolvimento tendo em conta aspetos de cariz biológico, individual e social.
Numa ultima etapa da sua vida, Erik Erikson integrou temporariamente um grupo de cientistas em que o objetivo era a consolidação da teoria cibernética.
O criador da expressão “crise de identidade”, faleceu a 1994 e nos dias de hoje, as suas conceções continuam a revolucionar e a motivar a novas