Relat Rio Final F Sica 2 Atrito Est Tico
Introdução:
Este relatório apresenta os resultados experimentais obtidos em laboratório para determinar as forças de contato que atua na superfície de um corpo e a tendência de deslizamento deste corpo em relação à superfície, ou seja a força de atrito estático.
Pesquisa Literária:
A força de atrito estático: ocorre quando a força aplicada não é suficiente para mover o objeto. É aquela situação em que você empurra o guarda roupa e ele não se move. Isso ocorre porque a força aplicada é igualada pela força de atrito. Observe que por esse motivo, a força de atrito estático tem a sua intensidade variável.
Por exemplo, imagine que você aplicou uma força de 100N no guarda roupa. Se ele não se mover é porque o atrito também vale 100N. Se você aumentar a força aplicada para 130N e ele continuar imóvel, é porque atrito também aumentou para 130N e assim continuará sendo até que o guarda roupa entre em movimento.
|Fa |máx = Fe = μe.N
Objetivo:
O experimento realizado teve como assunto a força de atrito. Teve-se como objetivo determinar o coeficiente de atrito estático, através do cálculo da tangente do ângulo que o plano inclinado formou com a horizontal.
Equipamentos:
Plano inclinado
Peso de madeira – 104g
Dinamômetro
Um peso de Metal com 48.9g
Procedimentos Utilizados:
Durante o experimento foi utilizado um corpo de prova retangular. Foram medidas as massas do corpo de prova e dos pesos. O corpo de prova foi colocado em um plano na horizontal. Lentamente, então, esse plano foi sendo inclinado e, assim que o corpo de prova entrava em movimento, o ângulo era medido à partir de um transferidor na sua base. Esse processo foi repetido 5 vezes para cada fase do experimento: com o lado liso para baixo, sem peso e na sequência com o mesmo lado mas com acréscimo de massa.
Veja tabela abaixo:
Situação 1 (Lado liso para baixo) - Sem Peso
Medida
Ângulo α
Força
1
26°
0,06 N
2
30°
0,14 N
3
35°
0,36 N
4