Erick
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS JUÍNA
Mercado e Comercialização da Castanha do Brasil
Juína/MT
2013
Francieli Aparecida Vieira
Indianara C. Franco Rodrigues
Lísley Grasielle de Andrade
Mara Eleuda Sant'Anna
Mercado e Comercialização da Castanha do Brasil
Artigo de pesquisa apresentado como um dos pré-requisitos para a avaliação na disciplina de Economia Rural, ministrada pela professora Kátia Valéria Lima.
Juína/MT
2013
Resumo
A castanha do brasil (Bertolethia excelsa H.B.K.),é uma planta nativa na região amazônica, quando em floresta nativa seu ciclo produtivo inicia-se a partir dos doze anos de idade. Sua amêndoa é rica em nutrientes e o seu consumo é estimulado pela mídia que frequentemente destaca seus benefícios a saúde. Sua comercialização no município de Juina ainda está no início, e os produtores locais não dispõem de cooperativas e tão menos de incentivos governamentais, o que facilitaria muito, a primeira, no processamento do produto, por exemplo, que aqui é feito manualmente. Devido a essa falta de incentivo governamental aos produtores, a comercialização é feita apenas nos mercados regionais. Já no município de Juruena existe a Coopavam, uma cooperativa que já firmou grandes parcerias e um contrato bem sucedido com uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil a Natura Cosméticos.
Abstract
The chestnut Brazil (Bertolethia excelsa HBK) is a native plant in the Amazon region, where native forest in its production cycle starts from the age of twelve. His almond is rich in nutrients and consumption is encouraged by the media often highlights its benefits to health. Your marketing the city of Juina's still early, and local producers do not have as less cooperative and government incentives, which would greatly facilitate the