Coque metalúgico

1133 palavras 5 páginas
Coque de Carvão

Material sólido de diversas granulometrias. Obtido a partir da destilação das misturas de carvões minerais coqueificantes em fornos especiais. Em alguns casos, exerce a função de redutor na produção de diversos metais, como no caso da redução de óxidos no minério de ferro, formando ferro gusa. Pode ser utilizado em diversos processos industriais em que é requerido Fonte de Carbono, CO/CO2 e suas combinações. Produzido sob rigoroso processo qualitativo assegurando ótima performance técnica. http://www.riodeserto.com.br/produtos/metalurgico/coque-metalurgico/ RESUMO

É bem conhecido o alto peso que o coque representa no custo final dos produtos, além do que as suas propriedades estão intimamente ligadas à performance dos altos-fornos. Portanto buscar uma qualidade do coque compatível com as necessidades do alto-forno e com o menor custo possível se transforma em uma tarefa difícil se não se dispuser de ferramentas que permitam uma correta seleção de carvões.
O objetivo principal desse trabalho é desenvolver modelo de previsão para o DI - resistência mecânica do coque, através de análises estatísticas de dados industriais e coqueificação em escala-piloto.
O modelo de previsão do DI representa 75,8% dos dados industriais, obtendo-se um aumento de precisão de 8,07 pontos percentuais em comparação com o modelo atual. Portanto o novo modelo desenvolvido mostrou-se adequado e pode ser usado como ferramenta para auxiliar a compra de carvões.
1. Introdução

O processo de coqueificação tem grande importância na produtividade e rentabilidade de uma indústria siderúrgica integrada. O coque, que desempenha funções vitais no processo de produção do ferro gusa, é produzido a partir de misturas de carvões metalúrgicos, preparadas para atender tanto as condições operacionais do processo de coqueificação como os requisitos de qualidade especificados pelo alto-forno. Portanto devem-se concentrar os esforços no sentido de melhoria da qualidade do coque

Relacionados

  • caulim
    16327 palavras | 66 páginas