Ergonomia
A qualidade pode ser definida como premissa básica dos produtos ou serviços que atendem as necessidades do cliente. Neste caso, a qualidade passa a ser necessidade básica para fazer parte do rol de fornecedores qualificados (literalmente) a participar do grupo de portfólio dos fornecedores do cliente!
O preço é necessariamente definido pelo mercado (de novo, literalmente), salvo se o produto for um lançamento de um determinado segmento sem similar (leia-se inovação), onde com o tempo, após a natural entrada de produtos similares ou substitutos, o preço tenderá a ser definido pelo mercado.
Com a inclusão de determinados serviços que agregam valor ao cliente, pode-se perceber certa diferenciação do preço de mercado, desde que o cliente esteja disposto a pagar por estes serviços aqui já nota-se sinais de que os serviços ao cliente são os principais diferenciais na forma de agregar valor ao mesmo e influenciar nas suas decisões de compra, já que a qualidade e preços são percebidos como “commodities” no processo descrito.
Na verdade, quanto maior for a maturidade do cliente ou do segmento de negócio, a tendência é uma fuga da leitura pontual do custo unitário para a leitura do “trade-off de custo”, ou seja, uma leitura do custo total do negócio.
Podemos identificar importantes serviços que agregam valor ao cliente em uma gestão de demanda eficaz. A gestão da