Ergonomia
A ergonomia é um corpo de conhecimentos sobre as habilidades, limitações e outras características humanas. Projeto ergonômico é a aplicação da informação ergonômica ao design de ferramentas, máquinas, sistemas, tarefas, trabalhos e ambientes para o uso humano seguro, confortável e efetivo, conforme afirma CHAPANIS (1994).
A Ergonomia contribui muito na área da Saúde do Trabalhador no que se refere aos procedimentos utilizados para identificar os riscos e acidentes causados por fatores relacionados à forma de trabalho. Os profissionais que são encarregados pela coleta de lixo e limpeza urbana são caracterizados de garis ou como conhecidos popularmente como ‘’lixeiros’’.
Ferreira e Anjos (2001) mencionaram, a partir de seu estudo “Aspectos de saúde coletiva e ocupacional associados à gestão”, que os acidentes ocorridos nesses campos de trabalho geralmente acontecem em decorrência da falta de recursos adequados ao trabalho, resultando em inalação de gases tóxicos, manejo de materiais perfuro cortantes, além de mordidas de animais (ratos) e picadas de insetos, causando ferimentos.
O coletor de lixo trabalha o tempo todo em pé, ou realizando agachamentos, ou movimento de subir e descer do caminhão no decorrer da jornada laboral. Para a realização da tarefa, o profissional sobe e desce várias vezes do caminhão, realizando movimentos de “step”, flexão e extensão dos joelhos. Estes movimentos são repetidos várias vezes. Outra constatação feita é que a plataforma posterior do caminhão não possui uma área que possa garantir segurança a quem transite