O Núcleo
Prof: Flávia Miranda
Turma: 093201A13
Alunos: Agnamíbia Gabriela Melo Diego Oliveira Lama Leão Tatiane Barbosa Silva Thalita .....
Introdução
Uma das principais características da célula eucarionte é a presença de um núcleo de forma variável, porém bem individualizado e separado do restante da célula por duas membranas. Essa membrana dupla é chamada de envoltório nuclear ou carioteca. O núcleo desempenha papel importante nas células, como portador dos fatores hereditários, os genes, e de controlador das atividades metabólicas.
A maioria das células eucarióticas possui apenas um núcleo, mas há exceções. As fibras musculares esqueléticas são multinucleadas, há ainda células anucleadas, que perdem o núcleo durante sua especialização, como por exemplo, as hemácias.
As células podem ser mononucleadas, polinucleadas ou anucleadas, quanto ao número de núcleos presentes.
Mononucleadas: apenas um núcleo. Ex.: musculatura lisa.
As células polinucleadas podem surgir pela união de várias células mononucleadas ou pela divisão sucessiva do núcleo sem haver divisão do citoplasma. Ex.: fibra muscular esquelética.
Anucleadas: não apresenta núcleo. Ex.: hemácias.
O núcleo geralmente tem forma esférica, mas existem núcleos elípticos, ramificados e irregulares, dependendo do tipo de célula.
A-Esféricos; B-Irregulares; C-Elípticos; D-Ramificados.
De forma geral, o núcleo das células tem posição centralizada, como nas células jovens e em início de diferenciação. Mas também podem ser periféricos ou basais.
Núcleo periférico: presente nas células adiposas.
Núcleo basal: presente nas células secretoras, onde ele se localiza na base da célula, pólo oposto ao secretor.
Carioteca
O envoltório nuclear, também conhecido