Ergonomia e segurança do trabalho
Um operário da Companhia de Energética da região trabalha fazendo manutenção tanto em tubulações subterrâneas quanto aéreas. Em um determinado dia, vai ao banco de sangue do serviço público local doar sangue e é atendido pelo técnico em enfermagem. Faça o “enquadramento”, tanto do operário da Companhia Energética quanto do profissional da saúde com relação às normas regulamentadoras que se aplicam a cada atividade laboral respectivamente.
Em havendo um acidente de trabalho, com o operário ou o profissional de saúde, que procedimento deve adotar?
Justifique a resposta.
Operário de manutenção subterrânea e área:
NR-6 Equipamentos de Proteção Individual O trabalhador tem que estar ciente do uso dos EPI, em suas atividades, visando á proteção da integridade física do colaborador.
NR-10 Serviços em Eletricidade Esta NR, no caso de colaboradores da área de fornecimento ou manutenção elétrica, seja talvez a mais importante visto que a mesma estabelece as condições e requisitos para saúde do trabalhador, nas mais diversas atividades, onde envolve energia elétrica.
NR-17
Estabelecem parâmetros e condições ergonômicas para o conforto, segurança e desempenho do funcionário.
NR-33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados. Visa estabelecer requisitos mínimos para o trabalho em espaços confinados, de forma a garantir a segurança do trabalhador em suas atividades.
Profissional de saúde enquadra nas seguintes NR´S
NR-6 Equipamentos de Proteção Individual O trabalhador tem que estar ciente do uso dos EPI, em suas atividades, visando á proteção da integridade física do colaborador.
NR-32
Tem por finalidade de estabelecer as diretrizes básicas para uma implementação de medidas de proteção a segurança e a saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência a saúde geral.
Justificativa:
Em caso de acidente em exercícios de suas atividades, as ações a se