Ergonomia e segurança do trabalho
A ergonomia é o estudo entre o homem e o seu trabalho. Tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho como uma melhor postura, mais segurança, esclarecimento das normas do ambiente; sempre visando adaptar o trabalho aos funcionários e nunca o contrário.
2. A atual ergonomia pode ser caracterizada a partir de quatro níveis de exigências, explique cada uma delas.
As exigências tecnológicas (técnicas de produção), econômicas (qualidade e custo de produção), sociais (melhoria das condições de trabalho) e organizacionais (gestão participativa).
3. Quais as principais abordagens da ergonomia? Relate-os.
As abordagens quanto a abrangência: abordagem microergonômica (ergonomia do posto de trabalho) e abordagem macroergonômica (ergonomia de sistemas de produção), quanto a contribuição: a ergonomia de concepção (normas e especificações de projetos), a ergonomia de correção (modificações de situações existentes), a ergonomia de arranjo físico (melhoria de sequencias e fluxos de produção) e a ergonomia de conscientização (capacitação em ergonomia), e quanto a interdisciplinariedade que são todas as profissões que envolvem a ergonomia, tais como a Engenharia (projeto e produção do design do produto), design (metodologia do projeto e design do produto), psicologia (treinamento e motivação do pessoal), medicina, enfermagem, fisioterapia (prevenção de acidentes e doenças do trabalho) e administração (projetos organizacionais e gestão de Recursos Humanos)
4. Fale sobre a Macroergonomia, expondo seu conceito, sua estrutura e o gerenciamento que estimula a participação dos trabalhadores.
A macroergonomia é o desenvolvimento e aplicação da tecnologia da interface homem-máquina em toda a organização, isto é, sob um ponto vista global. Diferentemente, da ergonomia em seu aspecto micro, que leva em consideração o homem individualmente ou o posto de trabalho. Uma