Trabalho de física
De
Física
Instrumentos ópticos e a óptica da visão
Nome: Bryan Almeida
Nº: 09
Turma: 2º M.A Manhã / Centro.
Introdução:
Instrumentos ópticos, são bem conhecidos e bem comuns em nosso meio, são exemplos: lupas, microscópios, e até câmaras fotográficas.
São bastante usadas e indispensáveis para o ser humano, por ser bastante importante até para estudos.
Óptica da visão retrata tudo que faz parte da imagem que é gerada para você enxergar, faz parte a córnea, a íris, o cristalino, a retina, a imagem é formada por dentro, é gerada de cabeça para baixo, mais seu corpo meio que como uma máquina, modifica a imagem, e mostra-o no modo real.
Desenvolvimento:
Instrumentos Ópticos:
Câmera fotográfica:
A câmara fotográfica é constituída por uma lente convergente que deve projetar, de um objeto real, uma imagem real exatamente sobre o filme.
Como os objetos fotografados estão normalmente a uma distância bem maior do que a distância focal da objetiva da câmara, a imagem se forma, praticamente, no plano focal da imagem da lente. Quando a imagem se forma antes ou depois do filme, obtém-se uma foto sem nitidez (fora de foco). O ajuste do foco é feito com o deslocamento da posição da lente.
Projetor:
O projetor de slides tem funcionamento inverso ao da máquina fotográfica. A lente convergente conjuga, para um pequeno slide bem iluminado, uma imagem real, ampliada e projetada sobre um anteparo.
Luneta:
É um tipo de telescópio. É um aparelho de refração, para a observação de objetos distantes. Possui, como o microscópio, duas lentes convergentes, a objetiva, com grande distância focal e a ocular. Em sumo, a objetiva forma a imagem sobre seu foco e esta imagem vai servir como objeto para a ocular que fornece a imagem final do sistema, que é virtual e invertida.
Lupa:
Para observar com mais detalhes pequenos objetos ou áreas de uma superfície, utilizamos a lupa. É um instrumento de ampliação composto