Gestão de resíduos sólidos urbanos e domésticos
UNIFOR-MG
SEMINÁRIO GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DOMÉSTICOS
Integrantes: Bruno Antônio da Silva Denise da Costa Ferreira Maria Angélica Andrade Matheus Dias Moura Matheus Moura Nunes
INTRODUÇÃO
Em nosso cotidiano temos que exercer varias atividades que nos permite viver e melhorar a nossa qualidade de vida. Funções estas que nos permite utilizar, produzir e transformar; mais com isto geramos diariamente vários tipos de resíduos. Resíduos que podem retornar a cadeia de produção gerando renda para trabalhadores lucros para empresas e melhoria de vida para a sociedade!
O homem e o meio ambiente
O que é meio ambiente O Vocabulário Básico de Recursos Naturais, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2005, define meio ambiente como sendo um conjunto dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais susceptíveis de exercerem um efeito direto ou mesmo indireto, imediato ou em longo prazo, sobre todos os seres vivos, inclusive o homem. O homem, portanto, é parte integrante do meio ambiente como os demais seres vivos.
Como contribuir para a conservação do meio ambiente
* Evitar o gasto desnecessário de água e de energia ajuda a prevenir a escassez; * Não desperdiçar alimentos; * Reaproveitar produtos auxilia na redução do uso de recursos naturais, como também, na quantidade de resíduos descartada; * Manejo, tratamento e destinação final de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, também contribuem para manter a qualidade adequada do solo, ar e água, evitando ou controlando a poluição e contaminação do meio.
SANEAMENTO AMBIENTAL
O que é saneamento ambiental? Saneamento ambiental é o conjunto de ações socioeconômicas que têm o objetivo de obterem a Salubridade Ambiental do meio, com a finalidade de assegurar a saúde