Ergonomia e Fadiga
Apresentação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02
1. Histórico da Ergonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04
2. Histórico da NR 17 e Comentários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
3. Noções Fundamentais de Estudo Ergonômico do Trabalho . . . . . . . . . . . . . . 39
4. Análise Ergonômica do Trabalho sob a Ótica da Fiscalização . . . . . . . . . . . . 50
ANEXO I - O Corte Manual da Cana-de-açúcar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
61
APRESENTAÇÃO
Lys Esther Rocha
Auditora Fiscal do Trabalho
Médica do Trabalho – DRT/SP
A elaboração desta apostila teve como objetivo subsidiar as reuniões de treinamento sobre a Aplicação Prática da Norma Regulamentadora NR 17-Ergonomia para auditores fiscais do trabalho, em saúde e segurança no trabalho, e fornecer material de consulta para o exercício de suas atividades.
Neste sentido buscou-se reunir documentos de diferentes áreas e "correntes" da ergonomia, sem uma discussão aprofundada de cada uma. Esta opção baseou-se no princípio de que deveria ser fornecido o maior volume de informações aos auditores e que durante o curso os principais aspectos seriam debatidos.
No volume I estão contidos Histórico da Ergonomia, Histórico da NR 17 e
Comentários, Noções Fundamentais de Estudo Ergonômico do Trabalho com uma Experiência de Fiscalização, e um anexo sobre O Corte Manual da Cana-de-açúcar. Aqui são definidos o processo e as fases de uma intervenção nas empresas, assim como situações práticas referentes à colheita de cana-de-açúcar.
Do segundo volume, constam dados sobre os Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho, selecionados porque representam a doença do trabalho de maior notificação junto à Previdência Social, além de Lombalgia, Fadiga, Autropometria, Biomecânica, Concepção de Posto de Trabalho, assim como Ferramentas e Monitores de Vídeo, pela
larga