Ergonomia - Saúde ocupacional
ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL
TÓPICO: ERGONOMIA
Alunos: César Rasera 298111183 Lucian de Noni 292101325
PIRACICABA
2013
ÍNDICE
1. ERGONOMIA
1.1 DEFINIÇÃO
1.2 ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
1.3 ERGONOMIA EM AMBIENTES DIVERSOS
2. DOENÇAS
2.1 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
2.1.1 Sintomas da LER- DORT
2.1.2 Causas da LER – DORT
3. PREJUÍZOS INDIVIDUAIS, COLETIVOS E PARA O PAÍS
4. PREVENÇÃO
5. ESTATÍSTICAS
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ERGONOMIA
1.1 DEFINIÇÃO:
A palavra ergonomia é a junção de duas palavras gregas “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis.
A Ergonomia atua de um modo multidisciplinar em várias áreas do conhecimento e envolve todos os aspectos relacionados ao trabalho como mobiliário, ritmo de trabalho, organização, layout, tarefa executada, convivência interpessoal, pressão por resultados, chefia, dentre outros. Por isso é extremamente importante a colaboração de vários profissionais como fisioterapeutas, educadores físicos, engenheiros, psicólogos, administradores, além é claro, do SESMT da empresa (técnico de segurança, engenheiro de segurança, enfermagem e medico do trabalho).
Neste sentido concluímos que não existe um domínio específico de uma área do conhecimento com relação à ergonomia, ela é realizada em um conjunto de tarefas em que todos devem se dedicar para implantar e fazer com que todos se sintam a vontade e confortável de realizar o trabalho.
1.2 ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO:
Conhecida como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de doenças específicas para determinado