Rede Urbana Pt
Os concelhos estudados neste trabalho favorecem da sua posição geográfica ocupando o litoral de Portugal, lugar mais apelativo à complementaridade. Quase de metade da população portuguesa emprega nestas duas Áreas Metropolitanas.
Como é possível verificar no Quadro 1 ou no Gráfico 1, a população residente, em três dos concelhos em estudo foi aumentando desde 2001 até 2011 (Póvoa de Varzim, Seixal e Sesimbra), este aumento pode ser explicado através das boas vias de comunicação, ao aparecimento de boas infra-estruturas que geram mais ofertas de emprego e devido à modernização e expansão dos transportes públicos. Na Área Metropolitana do Porto o concelho de Arouca foi o único a apresentar um decréscimo da população residente entre 2001 e 2011. Este decréscimo pode ser explicado pela fase centrífuga e também por Arouca ser, dos concelhos estudados, o que se encontra mais no interior do nosso país.
Gráfico 1 - População Residente nos concelhos Póvoa de Varzim, Arouca, Seixal e Sesimbra (2001-2011)
Fonte: INE
Fig.1 - Mapa representativo da Taxa de Variação (2001-2011) Fonte: Pordata
Como é possível reparar através da Figura 1 ou através do Gráfico 2, a Taxa de Variação dos concelhos pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa aumentou, criando um contraste com a taxa apresentada pelos concelhos da Área Metropolitana do Porto.