Ergonomia - saúde no trabalho
Qual o papel da ergonomia para a saúde.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, iluminação, os ruídos, temperatura, que geralmente são conhecidas como causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tome decisões lógicas.
O custo individual é minimizado através da ergonomia, que remove aspectos do trabalho, que a longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas.
Saiba mais sobre a importância dessa relação para o seu dia-a-dia.
Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.
Merece atenção especial uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo de suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. Qual seria então a solução. O ideal seria que todos os móveis do escritório de sua casa e todo qualquer equipamento usado no dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonômica, antes mesmo de serem adquiridos.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, conforto ou mesmo horas de descanso.Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto a fim de produzi um melhor rendimento no trabalho, previnir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
O auxílio científico.
Várias disciplinas científicas e tecnológicas contribuem para a ergonomia. Da anatomia e fisiologia aprendemos sobre a estrutura e funcionamento do corpo humano. A