Enfermagem do trabalho
INTRODUÇÃO
Segundo Carvalho, (2001) a ergonomia é uma ciência nova,com meio século de existência, ainda pouco conhecida, mas já considerada nos meios acadêmicos e tecnológicos de vital importância para qualificar os locais de trabalho. Ela pode ser encarada, inclusive, como matéria básica para a manutenção da saúde do trabalhador, vez que sua aplicação tem tornado os ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. OBJETIVO
Tem por objetivo principal a humanização do trabalho, que é buscado por meio da adaptação das condições laborais às características psicofisiológicas dos trabalhadores, tudo de acordo com a natureza do trabalho a ser executado, de modo a proporcionar, ao mesmo tempo, o máximo de conforto, segurança e a possibilidade de um desempenho eficiente., Carvalho, (2001)
A Ergonomia tem como propósito fundamental a integração e a conjunção desses conhecimentos e dessas características para subsidiar estudos e análise do ambiente de trabalho tornando-o saudável e mais seguro. Fundamenta-se no conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. É através da análise ergonômica do trabalho que a ergonomia identifica os riscos ou agentes ergonômicos causadores potenciais de danos à saúde dos trabalhadores considerando os aspectos físico, psíquico e social, bem como, a estrutura da organização e o próprio ambiente de trabalho.Guérin, (2001)
CONCEITUAÇÃO
Segundo Grandjean , (1998) "a palavra ergonomia vem do grego: ergon = trabalho e nomos = legislação, normas. Sucintamente, a ergonomia pode ser definida como a ciência da configuração das ferramentas, das máquinas e do ambiente de trabalho. O alvo é a adequação das condições de trabalho às capacidades e realidades da pessoa que trabalha"
De acordo com Wisner, (1987), ergonomia "é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem necessários para a concepção de ferramentas,