Estratégias de marketing relacionadas ao mix de comunicação e vendas
As estratégias de comunicação de marketing têm papel relevante nas organizações de serviços. Elas auxiliam na notoriedade das marcas, na visibilidade dos serviços, na construção da imagem institucional, na agregação de valor aos produtos e no estímulo à experimentação de novos serviços dessas organizações. Além disso, a comunicação de marketing contribui para a redução do risco percebido pelos consumidores, para o reposicionamento de serviços/marcas e para o desenvolvimento da educação dos clientes sobre a aquisição e consumo dos serviços dessas organizações.
Diretrizes gerais para comunicações de serviços
As características distintivas dos serviços (intangibilidade, perecibilidade, simultaneidade, variabilidade) afetam a forma de aplicação das estratégias de marketing.
• Comunicar promessas precisas e realistas - sua eficácia depende de quanto essa comunicação refletir, com realismo, precisão e confiança, o que os clientes receberão da organização.
• Fornecer indícios de tangibilidade – a comunicação da organização deve procurar fornecer evidências tangíveis sobre a natureza dos seus serviços, tais como: apresentar elementos visíveis (funcionários, equipamentos, materiais e instalações), mostrar fatos/números sobre o desempenho (relação de clientes atendidos, tempo de existência no mercado e resultados alcançados) e/ou associar a marca dos serviços a objetos, símbolos, lugares ou personalidades que sejam representativos para os consumidores-alvo.
• Minimizar os receios dos consumidores – reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos e/ou fornecer garantias de desempenho/satisfação.
• Comunicar os seus benefícios/diferenciais - as organizações devem promover esforços de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas