Eras do Marketing
Foco no produto. Acreditava-se que um bom produto era suficiente para vender.
Foi um período marcado pela escassez de produto, gerando a necessidade da produção em massa. As indústrias buscavam melhorar os seus processos de produção, pois identificavam que a demanda estava acelerada. Como consequência, a oferta excedeu a demanda. Sendo assim, identificou-se que o bom produto não se vendia mais sozinho, pois a quantidade oferecida era maior que a procura, migrando o foco para as vendas.
Salientando que neste período a única forma de expor os produtos era via jornal impresso.
Era das Vendas – Antes dos anos 50
A Era da Produção resultou em um excesso de produtos, os estoques lotaram, a oferta passou a ser maior do que a demanda. As empresas perceberam que o produto não vendia mais sozinho, precisava de vendedores para convencer o cliente. A ordem era vender a qualquer custo. Era considerado bom vendedor aquele que vendesse o produto mesmo sem o cliente necessitar.
Foi no departamento de vendas que surgiu o marketing moderno. As empresas integraram atividades que estivessem relacionadas às vendas no departamento, tais como a propaganda, pesquisa e outras. Com o crescimento, surgiu a necessidade de especialização para apoiar funcionalmente a comercialização. Após os anos 50, com o surgimento da forte concorrência, as empresas passaram a buscar novas formas de comercialização, a focar no cliente e ir a busca dele. Surgiu assim a Era do Marketing como orientação do mercado, buscando desenvolver ofertas adequadas.
Salientando que neste período além do jornal impresso, as vendas também eram auxiliadas via rádio.
Era do Marketing – A partir dos anos 50
O período foi caracterizado pela orientação ao consumidor, de forma a atender suas necessidades e desejos. O mercado estava em constante mudança e cada vez mais a concorrência estava acirrada. As empresas precisavam criar novos métodos para vender.
O período foi