Eras da evolução da Humanidade
Francesa; e A Revolução Industrial.
A modernidade teve inicio com os grandes adventos históricos e sociais que marcaram época após a Idade Média
O Humanismo Renascentista
O movimento humanista foi uma ruptura taxativa com o teocentrismo medieval e uma nova visão de Homem no Mundo, passando assim a prevalecer, dentre os intelectuais, a visão antropocêntrica, “ o Homem como o centro das indagações e preocupações, entendendo-o como indivíduo.
No humanismo foi retomado os valores da antiguidade clássica, greco-latina, valorizando as obras da Antiguidade Clássica. Pela nova concepção de pensamento do Humanismo renascentista, o homem passava a ser o centro valorizando as ciências e as artes.
Além disso, o Humanismo despertou toda uma nova forma de ensinar, influenciando ainda o desencadeamento e evolução do Renascimento. Também, como fator que contribuiu para a difusão do Humanismo, está o mecenato, prática comum entre burgueses ricos, príncipes e até Papas, que, no interesse em dar projeção às suas cortes, financiavam as atividades artísticas, humanísticas.
O Renascimento, como fenômeno histórico, nada mais foi do que a própria expressão, personificação, do movimento humanista nas artes, letras, ciências, filosofia e até na música.
Durante praticamente toda a Idade Média, no que se refere às artes e saberes, a Europa também se encontrava atrelada à Igreja Católica Apostólica Romana. Desta forma, praticamente apenas arte que simbolizasse aspectos religiosos, a chamada arte sacra, era produzida.
Com o desenvolvimento de toda burguesia, que pretendia se firmar como uma nova classe dominante e bem próxima do poder surgiu a figura dos mecenas, verdadeiros financiadores de obras colossais, tanto em tamanho,