A importância da química para a evolução da humanidade
Introdução
Chega-se ao final do século XX, marcado pelo início do processo de globalização, e que traz consigo inúmeras incertezas a respeito do futuro do planeta. Dentro desse contexto, encerra-se o crescente desenvolvimento tecnológico, de produção e a busca por uma melhor qualidade de vida. O desenvolvimento da Química torna-se imprescindível para a sobrevivência da humanidade.
A "Química" é responsável por um alto progresso da humanidade, tecnológico e/ou econômico, desde a "Idade dos Metais" quando o homem teve seu primeiro contato com este material. Ao longo do tempo, o homem sentiu a necessidade de produzir suas próprias roupas, de cozinhar e conservar por muito mais tempo os seus alimentos, de produzir seus próprios remédios. Enfim, é fácil perceber que, desde tempos remotos, o homem teve sempre sede de progresso. Sede esta que só conseguiu atingir o seu apogeu durante a Revolução Industrial no século XVIII. Nesse período as civilizações passaram a produzir suas próprias roupas e, como a população, crescia cada vez mais, teriam de produzi-la em uma escala maior. Foi aí que começaram a construir máquina a partir de metais resistentes como o ferro e, mais posteriormente, o cobre. Com todo esse desenvolvimento, ele sentiu a necessidade de transportar e comercializar suas mercadorias para cidades mais distantes. Foi quando surgiram os primeiros veículos; de início, aqueles "movidos a vapor" e, adiante, os motores a explosão que culminaram por um outro lado, com a conquista do espaço cósmico (Lua).
Os meios de comunicação também sofreram um grande impulso pela Química, que os aperfeiçoou cada vez mais rapidamente, principalmente na pesquisa de novos produtos que os tornaram mais práticos e evoluídos. Essa evolução do telefone, do rádio, da televisão e da transmissão de suas ondas por satélites artificiais decorreu de novas invenções, como transistores, painéis de conversão de energia solar em