Era Vargas
2.Introdução
3.Era Vargas
4. O Governo Constitucional e a Ação Integralista Brasileira (AIB)
5. A Aliança Nacional Libertadora e o Plano Cohen
7. Conclusão
9 . Referências
Introdução
Foi um momento da história da República Brasileira ocorrido entre 1930 e 1945 , neste período o Brasil foi governado por Getúlio Vargas . A Era Vargas pode ser divida em três momentos: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e a fase mais violenta da Era Vargas o Estado Novo (1937-1945).
Uma das características mais marcantes deste período foi o nacionalismo, a preservação das riquezas nacionais, o patriotismo, a defesa da soberania nacional com o fortalecimento das forças armadas e o relacionamento direito do povo brasileiro com o presidente da república por meio de programas de rádio . Foram marcas muito fortes do nacionalismo nutrido e desenvolvido durante o governo de Vargas .
Nos 15 anos em que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas aconteceu um fortalecimento do poder executivo até o momento da implantação da ditadura civil ,o Estado Novo ( em 1937) . Sendo assim, os poderes legislativo e judiciário ficaram sob o controle do presidente da república que governou com poderes máximo concentrado em suas mãos. Para conseguir acumular tanto poder , Vargas necessitava de uma sólida base de apoio , este apoio veio das forças armadas . Os militares cresceram em importância , profissionalizaram , modernizaram seus armamentos e passaram a tomar decisões políticas , quando julgavam necessário . Ironicamente Getúlio foi colocado no poder pelos militares em 1930 e foi derrubado do país por este mesmo grupo em 1945.
Vargas formou o funcionalismo público (conjunto de funcionários que auxiliam o governante a administrar o estado ) e para ser funcionário publico era necessário passar em concursos públicos , esta estrutura foi construída na Era Vargas e permanece até hoje .
Outro ponto de