Era uma vez
Nos dias de hoje, apesar de ainda burocrático, a proposta é fazer com que o interessado consiga tudo com maior rapidez.
Em abril de 2012, o Consulado Americano mudou alguns procedimentos para obtenção do visto, afrouxando um pouco as rígidas regras de antes. A principal referência agora são os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), e estes estão disponíveis em várias cidades do Brasil. É para o CASV que o solicitante deve levar a documentação exigida de acordo com o tipo de visto desejado e tirará as impressões digitais e a foto – que antes tinha que ser levada impressa.
O formulário DS-160
O primeiro passo é preencher um formulário chamado DS-160, disponível no site www.ceac.state.gov/genniv . Ele deve ser preenchido em inglês com informações completas e atualizadas, na vacile na etapa 1, se houver erros,vai te consumir muito mais tempo reiniciando o procedimento. O mais chato, no entanto, é que esse site é lerdíssimo.
Também é importante adicionar uma fotografia atualizada durante o preenchimento do fomrulário.
Preencheu corretamente, aí começam as despesas básicas. Efetue o pagamento da taxa de visto, o valor é de U$$160 e pode ser pago com cartão de crédito ou em dinheiro através das agências bancárias do citibank. Por sorte esta será a única taxa a ser paga.
Se for seu primeiro visto americano, o próximo passo é a entrevista, para agendar você precisará ter o código de barras que do seu formulário DS-160 e o recibo de pagamento da taxa. O agendamento pode ser realizado através do site brazil.usvisa-info.com é