História da Arte
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DAS CIDADES I
[Tipo 2 - Valor 20 pontos]
Profa. Mônica Eustáquio Fonseca
Belo Horizonte, 10 de outubro de 2013
NOME: Camila Teixeira Lara
Questão Nº 1:
a) Explique o seguinte trecho de Herbert Read (constante no texto de Hélio Novak):
“[A arte] perdeu todas as suas sanções a sanção divina ao serviço de Deus (pois Deus estava morto) e a sua sanção humana a serviço da comunidade (pois o homem perdera os seus grilhões).”
A religião foi peça chave para o crescimento da arte, mas com o passar do tempo, esta não se fez mais presente, já que o homem percebeu que “Deus está morto”. Dessa forma, a arte se libertou da Igreja e evoluiu através de novos caminhos.
b) Servindo-se deste mesmo trecho e da resposta apresentada por você,
Descreva a composição acima, levando em consideração: espaço, luz, cor, forma, figura e fundo.
O quadro Anunciação, foi marcado por ser uma das mais belas obras de Sandro Botticelli nos anos de 1480, encomendada para a capela da família de Francisco Guardi. A pintura apresenta cores luminosas e vivas, prevalecendo tons quentes. Além de destacar as leis da perspectiva, as linhas de convergência que nos faz observar a paisagem em segundo plano e também divergir a dinâmica espacial e o movimento leve e flexuoso de Maria e Gabriel. Assim, cada detalhe da obra se torna intenso.
Situe a obra aqui apresentada historicamente e ao seu autor.
Sandro Botticelli foi um dos maiores mestres do Renascimento Italiano entre os séculos XIV e XVI, época que ficou marcada por mudanças da Idade Média para a Idade Moderna, que refletiu na economia, política e religião, suas obras representavam temas religiosos e mitológicos. Uma das características principais da obra é a beleza das figuras humanas misturada com a melancolia, já que estes perderam a