Era do conhecimento
O conhecimento se tornou a principal vantagem competitiva de uma organização.
CAPITAL INTELECTUAL é a soma dos conhecimentos, informações, propriedade intelectual e experiência de todos os integrantes de uma empresa, que podem ser utilizados para gerar riqueza e vantagem competitiva. O capital intelectual é um ativo intangível, ou seja, são ativos que não tem substancia física, mas proporcionam benefícios econômicos.
ATIVOS INTANGÍVEIS: competência dos gerentes, sua experiência e conhecimento, sistemas administrativos, patentes, softwares desenvolvidos pela empresa, conhecimento das preferências dos clientes e fornecedores, imagem da empresa perante o mercado, etc.
FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO GANHAR MAIS ATENÇÃO NOS ULTIMO ANOS
1. Recursos naturais e mão-de-obra sem qualificação 2. Demissão ou afastamento de funcionários que possuíam conhecimento que não estava registrado e ninguém mais o possuía, o que tem levado as empresas a readmitirem o funcionário pois dependem deste conhecimento 3. Facilidade de ordenar, armazenar, recuperar e disseminar informações proporcionada pelas redes de computadores e softwares com custos relativamente baixos 4. Vantagem competitiva
DEFINIÇÕES:
• DADOS: são registros de fatos, passíveis de serem ordenados, analisados e estudados para se alcançar conclusões • INFORMAÇÕES: dados que foram organizados e ordenados de forma coerente para uma finalidade. • COMUNICAÇÃO: troca de informações entre duas ou mais pessoas que envolve a transmissão de conteúdos emocionais e/ou intelectuais. • CONHECIMENTO: mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações contextuais e discernimento técnico que proporciona uma referência para avaliar e incorporar novas experiências e informações.
GESTÃO DO CONHECIMENTO: conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando a criar novo conhecimento, difundi-lo na organização e