Equipamentos de protecção individual
Introdução Com este trabalho espero corresponder a todas as espectativas da professora e desenvolver o meu conhecimento sobre este tema que é tão importante nos dias de hoje.
A Construção Civil é responsável por muitos acidentes no trabalho, pois exige que seus funcionários se exponham a fatores de risco, como calor, altura, ruídos e esforços repetitivos. Irei abordar sucintamente todos os aspectos que achar conveniente. Irei começar por fazer uma pequena contextualização e dar informação sobre o que são os epi’s e posteriormente também falar dos epc´s. Falarei também das obrigações/direitos dos empregadores e dos empregados. Espero que goste e que o trabalho seja cativante!
Os EPI’s
O que são epi’s?
… são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada actividade. Um equipamento de protecção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a actividade.
Que tipos de epi’s existem?
Existem vários tipos de epi´s para diferentes funções. Estes ate se pode dividir pelas várias partes do corpo.
Protecção da cabeça
Capacete
Protecção auditiva
Abafadores de ruido
Tampões
Protecção respiratória
Mascaras
Respiradores
Protecção ocular ou facial
Óculos
Viseiras
Mascaras
Protecção de mãos e braços
Luvas
Protecção de pés e pernas
Sapatos
Botas
Ténis
Protecção conta quedas
Cintos de segurança
Sistemas de paraquedas
Cinturões
Protecção do troco
Avental
Capacete …
… dispositivo básico de segurança em qualquer obra. O casco é feito de material plástico rígido, de alta resistência à