arp e rarp
O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é um protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Porém devido a prevalência de redes IPv4 e Ethernet, ARP é utilizado primordialmente para traduzir Endereço IP para Endereço MAC
Introdução
Para resolver o problema do mapeamento de endereços lógicos em endereços físicos quando do uso de IP sobre redes ethernet, mas não restrito a apenas estes dois protocolos, o ARP foi proposto (e aceito) na internet através da RFC826.
Sua operação segue o seguinte princípio:
• Quando a máquina A quer falar com a máquina B e não sabe seu endereço físico, envia um pacote ARP em modo broadcast pedindo informações.
• Todas as máquinas em operação na rede recebem o pedido. A máquina B reconhece que o endereço pedido é o seu e responde, informando qual o seu endereço físico.
Otimizando o processamento do ARP
Algumas operações simples podem melhorar significativamente o aproveitamento da rede com relação a pacotes ARP:
• Como o pedido de ARP inclui os endereços lógico e físico do requisitante, a máquina que responde pode imediatamente guardar esta informação em seu ARP Cache, pois provavelmente precisará dela em breve.
• Como o pedido é enviado em broadcast, todas as que recebem o pacote podem aproveitar o tempo que dispenderam para analisar a informação guardando-a no seu Cache. Assim, se em algum momento for